O Meta disponibiliza atualmente cadastrar os templates por categoria, sendo disponibilizado as categorias: Marketing, Authentication e Utility.
Diretrizes para as categorias
Authentication
Com modelos de autenticação, as empresas podem autenticar usuários com senhas de uso único (em geral, códigos alfanuméricos de 4 a 8 dígitos) em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação/recuperação de conta e desafios de integridade).
Os modelos de autenticação são os mais restritos. Para que um modelo seja classificado como "autenticação", a empresa deve:
- usar os modelos de mensagem de autenticação predefinidos do WhatsApp, que contam com
- complementos opcionais, como avisos legais de segurança e notificações de expiração;
- configurar um botão de senha descartável (copiar código ou um toque);
- respeitar as restrições de conteúdo: não permitimos o uso de URLs, mídias e emojis em parâmetros ou no conteúdo dos modelos de autenticação. No caso dos parâmetros, também há o limite máximo de 15 caracteres.
Exemplos:
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"{{1}} é o seu código de verificação."
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"{{1}} é o seu código de verificação. Para a sua segurança, não compartilhe esse código."
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"{{1}} é o seu código de verificação. Esse código expira em 15 minutos."
Utility
Os modelos de utilidade estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas e devem confirmar, suspender ou alterar uma transação ou assinatura.
Exemplos:
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"Agradecemos o comparecimento à consulta. Estamos enviando o seu plano de tratamento."
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"Seu pedido foi cancelado. O reembolso levará de 7 a 10 dias para ser processado."
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"Seu pedido foi enviado e será entregue sexta-feira."
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"Lembrete: você tem uma consulta agendada para terça-feira às 13h."
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"Aqui está o extrato mensal que você solicitou."
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"O pagamento falhou. Clique aqui para tentar de novo."
Marketing
Os modelos de marketing são os mais flexíveis, já que não estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas. Em vez disso, podem estar relacionados à empresa e/ou aos respectivos produtos e serviços. Esses modelos podem conter promoções ou ofertas, mensagens de boas-vindas e despedida, atualizações, convites ou recomendações, ou solicitações de resposta ou conclusão de uma nova transação.
Exemplos:
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"Compre 2 cafés ou mais e receba R$ 5,00 de desconto."
- "Temos uma pergunta: quanto tempo você gasta arrumando o cabelo?"
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"Boa notícia! O produto que você salvou está de volta ao estoque."
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"Esqueceu de algo? Guardamos os seus itens. Clique aqui para finalizar a compra."