São mensagens que possibilitam o uso de "Botões" e "Listas" selecionáveis para o cliente final. facilitando a "previsão" de respostas do cliente final.
❗ Atenção: Esse recurso só é possível utilizar para canais WhatsApp Business API.
Envio de Botão e Lista
Para utilizar o Interactive Message você deve criar um state "Mensagem Interativa"
Após criar a caixa, você deve inserir as seguintes informações:
TÍTULO | Pode ser inserido como desejar, afim de facilitar na identificação do state. Ex.: Menu Opções - Lista |
CID | Número da filial (pode ser consultado em qualquer card de atendimento, sendo os primeiros dígitos do protocolo, anteriores ao "-") |
DDI | Deve ser inserido de acordo com o país de atuação. Ex.: 55 |
DDD + Nº TELEFONE | Para automatizar o processo, deve ser inserido a variável @b4b.contact.phone.substring(2,13) |
BUSINESS API | Deve ser informado o número do canal WhatsApp API. Ex.: 5511999999999 |
CABEÇALHO (OPCIONAL) | Essa opção é opcional, mas basicamente pode ser utilizado para enviar uma mensagem de Texto ou Mídia (imagem, vídeo, documento). |
CORPO DA MENSAGEM | Campo utilizado para enviar a mensagem principal, sendo obrigatório. Permite até 1024 caracteres, incluindo espaços. |
RODAPÉ (OPCIONAL) | Pode ser inserido um texto, com desfoque em relação ao texto principal. |
ALTERNATIVAS (BOTÕES) |
Para envio de botões, hoje o Meta permite até 3 botões por Interactive Message. Cada botão permite 20 caracteres. Caso desejar adicionar mais botões é necessário clicar em "ADICIONAR OUTRO BOTÃO" |
ALTERNATIVAS (LISTA) |
Para o tipo lista, é possível incluir até 10 itens. Existe o tipo de "Simples" que disponibiliza apenas o campo para título do item, no qual deve ser inserido até 24 caracteres. Para o tipo "Com descrição", além do campo de título, é possível inserir uma descrição para o item com até 72 caracteres |
Após inserir a Interactive Message, deve ser inserido uma caixa de pergunta esperando para aguardar a resposta do cliente. Sendo assim, as opções da pergunta devem ser identificas ao que foi inserido na lista ou botão. Por exemplo, em uma Interactive Message que envia os botões "Sim" e "Não para o cliente, deve ser inserido a caixa de pergunta dessa forma:
MENSAGEM | [B4B metadado key="SUCESSO" value="SUCESSO"] |
ALTERNATIVAS | De acordo com os botões enviados anteriormente |
- IMPORTANTE:
Caso seja previsível que clientes de outro país entrarão em contato pelo Bot, é importante inicialmente inserir uma validação para o DDI desejado e criar states de "Mensagem Interativa" com o DDI esperado.